Simões Filho: Prefeitura alerta à população sobre recomendações da ANVISA sobre a Losartana

Por Sérgio 29/06/2022 - 19:09 hs

Por: Sérgio Ferreira

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu nota alertando a população sobre o recolhimento/interdição de lotes do medicamento com princípio ativo da Losartana. Em Simões Filho, a Secretaria da Saúde, informa que a rede de atendimento público não recebeu nenhum dos lotes comprometidos.
 
A Losartana é um dos medicamentos mais indicados e usados no Brasil para o tratamento de pressão alta (hipertensão arterial) e insuficiência cardíaca, reduzindo assim o risco de derrame e infarto.
 
Segundo a agência, a medida foi tomada devido à "presença da impureza 'azido' em concentração acima do limite de segurança aceitável". A Anvisa ainda ressalta que o recolhimento não impacta o tratamento, visto que existem outros lotes de Losartana no mercado que podem substituir os medicamentos recolhidos ou interditados.
 
Confira abaixo quais são as marcas de medicamentos à base de Losartana disponíveis no Brasil que não foram alvo de recolhimento ou interdição pela Anvisa:
 
EMS; Germed; Torrent; Organon; Pharlab; Multilab; Nova Química; Sandoz; Vitamedic; Sanofi Medley; Legrand; Ranbaxy; Unichem; 1FARMA; Aurobindo Pharma; Laboratório Globo; Zydus Nikkho.
 
O número dos lotes recolhidos estão especificados no site da Anvisa.