“Os resultados nos dão esperança”, diz Kátia Oliveira sobre Coronavac

Por Sérgio 09/01/2021 - 11:49 hs

Por: Sérgio Ferreira

A deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) afirmou nesta sexta-feira (8) que vê com otimismo o anúncio feito pelo governo federal de contrato para compra de 100 milhões de doses da vacina Coronavac, desenvolvida no Instituto Butantan, em São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, o acordo prevê o fornecimento de  46 milhões de doses até abril e outras 54 milhões até o fim do ano.

“O Instituto Butantan divulgou que a vacina tem eficácia de 78% e, logo após, o governo federal anunciou o contrato para compra das doses. Isso representa um passo muito importante para o início da imunização. Agora é aguardar a aprovação dos órgãos competentes para que a população comece a ser imunizada. Enquanto isso, temos que manter os cuidados para prevenir a doença, incluindo o distanciamento social e as medidas de higiene”, afirmou Kátia Oliveira.

A deputada estadual ainda destacou que espera que a vacinação no país inicie “o mais rápido possível” para que mortes sejam evitadas. Ela afirmou que é fundamental que haja proporcionalidade entre os estados em relação à distribuição das doses. “Temos, na Bahia, profissionais da saúde que estão na linha de frente e que devem ser prioridade, assim como os grupos de risco”, frisou. 

A vacina do Instituto Butantan tem 100% de eficácia contra casos graves. Ou seja, entre os infectados, nenhum morreu, desenvolveu formas graves da doença ou chegou a ser internado.

“Os resultados nos dão esperança de que chegaremos à imunização total da população em breve. Devemos manter as medidas de segurança e cobrar responsabilidade dos gestores no combate à doença. Aqui na Bahia, vou seguir acompanhando e lutando para que a vacina chegue logo para a população. Em breve teremos o coronavírus controlado e a economia voltará aquecida”, afirmou a deputada estadual.