Av. Joana Angélica passa a ser mão única a partir deste sábado; via vai passar por obras

Por Sérgio 19/08/2020 - 20:28 hs

Por Sérgio Ferreira

Uma das principais vias do Centro de Salvador, a Avenida Joana Angélica vai passar a ser, a partir deste sábado (22), uma pista de mão única, por conta de obras de requalificação. A prefeitura anunciou a informação nesta quarta-feira (19).

O sentido único passará a valer, em definitivo, entre a sede da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia (OBA-BA) até o Campo da Pólvora. Neste trajeto, o fluxo será permitido somente para o sentido Nazaré.

Com as alterações durante as intervenções, os condutores que fariam o percurso para a Praça da Piedade oriundos de Nazaré devem seguir pela Rua do Carro, ao lado do Fórum Ruy Barbosa, e descer a Rua Professor Hugo Baltazar da Silveira para acessar o Dique do Tororó, seguir para o Vale dos Barris e subir para a Rua Direita da Piedade.
Já os motoristas que tiverem como destino o Tororó devem entrar na Rua Junqueira Freire, que é transversal à Rua do Tinguí, passar pela Praça Duque de Caxias e subir a Ladeira da Mouraria. Na Joana Angélica novamente, eles podem chegar ao Tororó através das ruas Francisco Ferraro ou José Duarte.

Superintendente de Trânsito de Salvador (Transalvador), Fabrizzio Müller falou que as alterações acontecem em meio ao planejamento de modificações viárias na cidade, em razão da pandemia do novo coronavírus. “Essa mudança vem numa ocasião em que estamos buscando readaptar as vias neste momento de pandemia e também para a pós-pandemia, ampliando o espaço para circulação de pedestres e buscando evitar que se formem as aglomerações. Além disso, a Avenida Joana Angélica tem bastante movimento, tanto de veículos quanto pedestres, que resultam em grandes problemas de mobilidade”, explicou.

As mudanças implementadas em razão das obras também impactarão nas linhas de ônibus que circulam na Joana Angélica, sentido Praça da Piedade. Os veículos passarão a acessar a Rua Tingui, Largo do Campo da Pólvora, Rua Professor Hugo Balthazar da Silveira, Boulevard América, Rua José Leonildo de Sena, Avenida Vasco da Gama (Dique do Tororó), Vale do Tororó, Vale dos Barris, Rua Clóvis Espínola, Rua Direita da Piedade, Rua Portão da Piedade, retorno em frente à sede da OAB-BA e Rua Direita da Piedade, seguindo então o itinerário normal. 

As mudanças na avenida incluem também o alargamento da calçada. As obras devem ser concluídas em 70 dias.